Com a palavra, nossa diretora, Tânia de Chiaro

O que buscar em um curso ESP

Você sabe a diferença entre General English e English for Specific Purposes?

Geralmente os institutos de idiomas trabalham com General English, ensinando os alunos a se comunicar em uma variedade de situações do dia-a-dia e oferecendo vocabulário e estruturas gramaticais que dão apoio às situações trabalhadas.

 

O ESP, como já explica o nome English for Specific Purposes ou Inglês para fins específicos, é focado em ensinar o inglês específico para a necessidade do aprendiz.

Os autores Hutchinson e Waters (2005) que escreveram sobre essa abordagem desde 1987, a resumiam na seguinte frase “Tell me what you need English for and I will tell you the English that you need”, ou seja, a pergunta mais importante é saber PARA QUÊ você precisa do inglês, e então vai descobrir de que inglês precisa. Na maioria dos casos, os aprendizes que procuram ESP têm necessidades profissionais ou acadêmicas bastante específicas, como por exemplo, uma camareira de hotel, um garçom ou um estudante de biologia.

Se você tem uma necessidade ou um interesse específico de aprender inglês, o que deve buscar em um curso ESP?

Acreditamos que há 3 características básicas que um bom curso ESP deve apresentar:

•    Incluir as situações que você enfrenta em seu cotidiano profissional ou acadêmico e dentro das quais, você deverá se comunicar. A essas situações chamamos de situações-alvo.
•    O vocabulário que você deve aprender está totalmente conectado com essas situações alvo. Se você é garçom precisa saber o nome dos alimentos servidos em seu restaurante, por exemplo. Já os assuntos relacionados à gramática do idioma não têm muita relevância. Você, como garçom, não precisa, por exemplo, saber o passado dos verbos (pelo menos, não no momento em que está aprendendo o inglês focado em sua atuação profissional)
•    As práticas sugeridas pelo curso devem simular as demandas de interação que você tem. Se, por exemplo, você precisa ler e compreender artigos, isso deverá ser feito em sala de aula como prática. Se você precisa falar ao telefone, essa deverá ser uma prática constante em sala de aula. O curso precisa dar a você a oportunidade de fazer, assessorado pelo professor, aquilo que depois fará sozinho em seu dia-a-dia profissional ou acadêmico.

Como medir seu sucesso nesse processo?

Diferentemente do aluno de General English que mede seu conhecimento por meio de testes de proficiência, o aluno de ESP busca os sinais de seu sucesso em seu desempenho. Veja o que diz Robinson, outra autora que escreveu sobre o assunto: “Frequentemente o aluno de ESP estuda para desempenhar um papel. A medida de sucesso…é se ele consegue desempenhá-lo de forma convincente…” (1980).

Nos cursos da Link English, por exemplo, Inglês para Restaurantes e Inglês para Hotelaria, você aprende a falar com seus hóspedes e clientes em todas as suas rotinas de trabalho.

Então, escolha corretamente e você terá sucesso!

Compartilhe com seus amigos