Com a palavra, nossa diretora, Tânia de Chiaro

Vamos conversar sobre COMO aprender?

 

Muitas vezes estudamos e não sentimos o resultado esperado. Será que estamos usando as melhores estratégias para que esse tempo dedicado ao estudo resulte naquilo que esperamos?

Vamos conversar mais sobre isso?

Como você acha que esta pessoa está se sentindo?
Como você se sente quando você olha esta imagem?

achievement confident free freedom 6945

Você provavelmente concorda comigo que esta pessoa demonstra ter alcançado um objetivo e está feliz por isso. Ela contempla e, ao mesmo tempo, comemora, sua conquista, não é? Você se lembra de quando se sentiu assim recentemente? O que você conquistou? Como se sentiu?

Vamos conversar sobre isso hoje?

Existem vários tipos de conquistas ao longo de nossa vida, não é? Com certeza você se recorda de algumas de suas conquistas como sendo grandes e desafiadoras, talvez algumas delas tenham sido um pouco mais acessíveis, porém igualmente prazerosas.
Qualquer conquista é, na verdade, o resultado de uma jornada que levou um tempo...

Acompanhe meu raciocínio: o que estamos vendo nesta foto é o resultado de uma jornada que culminou em uma conquista. Esse momento em que a foto foi tirada representa o final da jornada, o momento em que você colhe o resultado...
No entanto na maior parte do tempo em nosso dia-a-dia, estamos envolvidos no processo, no passo-a-passo dessa experiência.
E isso é viver, você coloca um tijolinho em cima de outro, em cima de outro, e de mais outro, e assim vai construindo, vai vivendo a sua jornada...

A questão que gostaria de discutir aqui é COMO! Como vivemos essa experiência em direção aos nossos objetivos? Como eu (re)ajo, quando, por exemplo, em algum momento dessa jornada, ao tentar colocar um tijolinho em cima do outro, um deles me escapa da mão e me atinge o pé, se espatifando no chão e me causando dor?
E por que estou falando disso agora?

Bem, alguns de vocês já devem ter percebido que, como qualquer outro processo em nossas vidas, aprender um idioma é uma construção, uma experiência, uma jornada. Alguns mágicos oferecem sistemas milagrosos que te fazem aprendem em poucas horas, ou com uma pílula, ou até dormindo, mas desculpe-me te frustrar, esses processos não vão te trazer um resultado de qualidade. Todos os meus colegas professores sérios estão por ai (em artigos, em podcasts e em vídeos), explicando a você por que esse ‘milagre’ não vai acontecer.

Sim, um pedaço dessa experiência pode ser ruim (ou seja, um tijolo pode cair em seu pé uma ou algumas vezes), porém isso pode ser transformado! E é sobre isso que eu quero falar agora!
Como dar a volta por cima?
Como parar de pensar que você não serve para isso?
Como deixar de ter receio de falar errado?
Como parar de se sentir pressionado?

Aqui estão algumas dicas importantes:

  1. Encare o processo de aprendizagem de um idioma como uma aventura
    • Esteja disposto a viver essa experiência de forma ativa: dedicando-se, desbravando e arriscando!
    • Você é o protagonista de sua jornada.
  2. Lembre-se de qual é o seu propósito
    • Pense na foto deste artigo. Para você sentir dessa forma em relação ao seu conhecimento do idioma, o que você está disposto a fazer?
    • Gosto de sugerir que você se faça as seguintes perguntas: “PARA QUÊ eu quero falar este idioma?”; “O que QUERO FAZER nesse idioma?”
    • Com a sua meta clara, será mais fácil você pensar nos passos que precisar dar para chegar lá.
  3. Quebre seu grande objetivo em pequenas conquistas que você quer ter.
    • Se você tiver vários “PARA QUÊs”, cada um será um objetivo. Se seu “PARA QUÊ” for um só, porém muito grande, divida-o em partes.
    • Liste os passos de que precisa para chegar em cada um deles.
    • Coloque prazos, trabalhe duro e monitore seu progresso.
    • Celebre cada conquista. Você se dedicou e alcançou!
  4. Dedique-se ao estudo e à prática do idioma
    • Mantenha um contato diário com o idioma. É melhor estudar um pouco todos os dias do que muitas horas em um só dia. Que tal usar o alarme de seu celular para te lembrar disso? Comece com 15 minutos diários e semanalmente aumente 5 a 10 minutos. Você vai notar tanta diferença que não vai querer parar!
    • Busque formas de praticar e estudar que se assemelhem às atividades que você quer realizar no idioma. Certamente o que você quer fazer nesse idioma não é exercício de gramática, nem de tradução. Parta para um estudo mais ativo. Procure utilizar o idioma dentro de suas realidades cotidianas, por exemplo.
    • Se você tem oportunidades de interagir no idioma, não se esquive! Seja proativo e ponha-se a falar. Aproveite todas as suas oportunidades! Talvez você tenha um certo receio no começo, mas se você não começar, o receio vai só crescer enquanto suas oportunidades de prática vão ser jogadas fora!
  5. Colecione experiências positivas e bem sucedidas
    • Perceba e observe todas as boas experiências que você tem no processo de aprendizagem e no uso do idioma, e lembre-se delas quando algo não der muito certo (ou seja, quando um tijolo escapar da sua mão e cair em seu pé...).
    • Caso enfrente um percalço pelo caminho, volte o mais rápido possível ao seu ritmo de estudo, tendo em mente todo e qualquer sucesso que você já tenha tido. Lembre-se que é seu o protagonismo!
  6. Se tiver condições de buscar o auxílio de um professor ou curso, seja cuidadoso ao escolher.
    • É importante que o profissional escolhido compreenda e atenda suas demandas, necessidades e desejos, e que vocês acreditem em coisas semelhantes no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
    • O barato ou o caro não é necessariamente ruim ou bom. Um professor que está bem preparado, investe em sua formação continuada e vai te oferecer resultados diferenciados! Isso deve ser valorizado! 

Espero que isso lhe ajude em sua jornada de comunicar-se em um idioma, seja qual for!

O que você achou destas dicas? Tem algo a acrescentar? Ou ficou com alguma dúvida?

Siga meu Instagram para acompanhar mais dicas! Até a próxima!

Compartilhe com seus amigos